MANOEL VITORINO INVESTE NA AGRICULTURA FAMILIAR

Com o objetivo de garantir sementes de qualidade e assistência técnica continuada, para tornar o agricultor familiar auto-sustentável a prefeitura através da Secretaria de Agricultura implantou o programa “Semeando” contemplando diversas famílias em todas as regiões do município de Manoel Vitorino.

Para o prefeito Lenilton Lopes não adianta apenas implantar: “Se não houver a estrutura necessária que contemple especialmente os pequenos produtores rurais o programa perde seu sentido social. Estamos levando ações para quem mais precisa, que são os pequenos agricultores” Enfatizou Lenilton comemorando o sucesso do programa que distribuiu em 2009 quase 11 toneladas e mais Cinco mil quilos de sementes no primeiro semestre de 2010..
O secretário de Agricultura Vicente Charle ressalta o processo democrático do programa e sem interferências políticas, deixando que os presidentes das associações participem do processo de distribuição. Segundo o coordenador de distribuição Jerryvan, foram distribuídas sementes de SORGO, MILHO, FEIJÃO DE CORDA E DE ARRRANCA.

Para o secretário o programa atualmente envolve todos os pequenos produtores : “Atendendo recomendação do prefeito Lenilton Lopes, a grande maioria das 54 associações de forma participativa, está recebendo os benefícios do programa que tem como objetivo principal incrementar e diversificar a produção dos pequenos agricultores, com sementes de qualidade”. Concluiu o secretário que também preside a Comissão Municipal de Defesa Civil, promovendo a integração da Defesa Civil Municipal com entidades públicas e privadas, e com os órgãos estaduais, regionais e federais.

Sob a responsabilidade da secretaria de agricultura a “Operação Carros Pipa” coordenada por Francisco Ivo, com uma média de 850 caminhões/mês, tem garantido o abastecimento de água em todo o município amenizando os problemas causados pela seca.

A equipe composta por: Rosângela Santos, Élio S. Meira, Cristiano Marcelo e Júlio Carmelino, desenvolve outros importantes benefícios proporcionados pela secretaria de agricultura:

Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP. Liberação de recursos do programa AGRO-AMIGO e MAIS ALIMENTO, atendimento de uma gerente de negócios uma vez por semana na secretaria, bem como projetos elaborados por agentes do BNB aos Pronafianos do município.

Em convênio com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente está sendo realizado o cadastramento de todas as Áreas de Preservação Permanente APP, no entorno do lago Barragem da Pedra região de Manoel Vitorino.

Cadastramento de todas as áreas de APP (Áreas de Preservação Permanente) convenio com a Secretaria de Meio Ambiente BAHIA, no entorno do lago da Barragem da Pedra em Manoel Vitorino BA: Agente cadastrador Sr. Elio Meira.

Foram executadas só na administração Lenilton Lopes, 25 perfurações de poços artesianos em diversas regiões do município de Manoel Vitorino. Fonte mvnoticias

Deixe um comentário